FOTO: © Polícia Federal/divulgação
Em todo o país, 55 pessoas foram presas em flagrante, nesta quarta-feira, por crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet.
A operação foi realizada pela Polícia Federal com as polícias civis de 15 estados e do Distrito Federal. Dois menores foram apreendidos e três vítimas resgatadas.
Ao todo, mais de 600 agentes e 270 policiais civis foram às ruas para cumprir 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comentou a operação durante o Encontro Nacional de Democratização do Acesso à Justiça, em Brasília, e detalhou que este tipo de operação é feita diuturnamente.
Segundo a PF, em 2024, 1630 mandados de prisão foram cumpridos contra abusadores de crianças e adolescentes, em 1043 operações. Neste ano, já foram setecentas.
O delegado da corporação, Valdemar Latance Neto, que coordena o combate aos crimes cibernéticos, detalhou que as crianças resgatadas serão levadas a rede de proteção locais, levando em conta o melhor interesse das crianças.
Na abertura da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Luziânia, no entorno do Distrito Federal, o presidente Lula também comentou a operação. O presidente destacou que somente com este tipo de operação repressiva é possível combater a exploração de crianças.
Na página da Polícia Federal, é possível acessar o Programa Guardiões da Infância, que ensina educadores e famílias a reconhecer riscos e a fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes.
*Com colaboração de Cristiane Ribeiro
FONTE: Agência Brasil