FOTO: © Paulo Pinto/Agência Brasil
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta de tempestade para a Região Sul do país e parte da Região Centro-Oeste, a partir da 0h desta terça-feira (19) até 1h de quarta (20).
Centro-Oeste
São esperadas chuvas de até 100 mm/dia, com possíveis alagamentos, queda de granizo, e ventos intensos de até 100 km/h, com quedas de árvores e corte de energia. O aviso laranja de perigo pega o sudoeste do Mato Grosso do Sul – incluindo os pantanais da região -, afetando municípios como Dourados, Ponta Porã e Sete Quedas.
Sul do país
No Paraná, o alerta se estende pelo Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado, podendo afetar cidades como Pérola, Cascavel e Marmeleiro. Em Santa Catarina, o aviso de tempestade é para todo o Oeste do estado, incluindo municípios como Pinhalzinho e São Miguel do Oeste.
E grande parte do Rio Grande do Sul, exceto o Nordeste e o Leste do estado, está incluído no alerta de perigo do Inmet. A região metropolitana de Porto Alegre e cidades como Santa Maria, Bagé e Pelotas podem ser afetadas pelas tempestades.
Ventos costeiros
O Inmet também emitiu um outro aviso de perigo para ventos costeiros também no Sul do país, que vai das 6h desta terça (19) até às 21h de quarta (20).
Neste caso, o instituto alerta para a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. Entre as áreas afetadas são a Grande Florianópolis, o sul catarinense – como Criciúma e Tubarão –, e o Sudeste do Rio Grande do Sul, como Rio Grande.
Telefones de contato
Para mais informações, ligue para a Defesa Civil, telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, telefone 193.
POR AGÊNCIA BRASIL