Cerca de sete em cada 10 brasileiros sofrem com algum tipo de gastrite

FOTO: © Bruno Peres/Agência Brasil

Dor, queimação, náuseas, indigestão, desconforto abdominal… Esses sintomas fazem parte da realidade de milhões de brasileiros diagnosticados com gastrite – inflamação da mucosa do estômago que pode ter diferentes causas e níveis de gravidade. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de sete em cada 10 brasileiros sofrem com algum tipo de gastrite. 

Entre 2019 e 2023, o país registrou mais de 59 milhões de internações por gastrite e duodenite, com maior incidência nas regiões Sudeste e Nordeste, conforme estudo do Jornal Brasileiro de Implantologia e Ciências da Saúde. A gastroenterologista da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Patrícia Almeida, explica o que pode causar a inflamação no estômago e quais os tratamentos: “Anti-inflamatórios também podem causar gastrite, além de algumas coisa naturais como a aloe vera.”

A especialista alerta que a gastrite está ligada à alimentação, estresse, uso de medicamentos e tabagismo, e que a prevenção começa com mudanças simples na rotina, como buscar comer comida de verdade e evitar a automedicação.

A gastrite aguda é de curta duração e geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, uso de anti-inflamatórios, estresse intenso ou infecções. Já a gastrite crônica é mais duradoura, e pode estar ligada ao uso contínuo de medicamentos, refluxo gastroesofágico, doenças autoimunes e envelhecimento da mucosa gástrica.

Entre as estratégias para aliviar e evitar crises de gastrite estão: não consumir alimentos gordurosos, ácidos, condimentados, fritos, cítricos, café, refrigerantes e álcool; fracionar as refeições; mastigar bem a comida; e beber água, que ajuda a diluir os ácidos estomacais e melhora os sintomas.

POR AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Veja Também:

Jesus em Primeiro Lugar.

Contato

Desenvolvido por Daniel Robles

Copyright © Rádio Novas de Paz . Todos Direitos Reservados.