FOTO: © Saulo Cruz/MME
A ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, interditou as instalações da Refit, a antiga Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro, que está em recuperação judicial.
A medida é para verificar irregularidades encontradas durante operações de fiscalização, realizadas pela Agência e Receita Federal, nesta sexta-feira (26).
Segundo a ANP, a fiscalização era para verificar a suspeita de importações irregulares de combustível, descumprimento de medidas regulatórias e falhas operacionais e de segurança.
Com a interdição, a Refit não pode continuar a atividade relacionada aos tanques e aos produtos apreendidos, que vão passar por perícia técnica.
Operação Cadeia de Carbono
Também nesta sexta-feira, foram apreendidos dois navios que vinham para o Rio de Janeiro e São Paulo carregados de combustível. A ação faz parte da 2ª fase da operação Cadeia de Carbono, conduzida pela Receita Federal com apoio da Marinha e do Ministério de Minas e Energia.
Na semana passada, a Receita já havia apreendido outros dois navios com cargas avaliadas em R$ 530 milhões, incluindo 90 milhões de litros de derivados de petróleo.
Em nota, A Refit disse que recebeu a notícia da interdição com surpresa e indignação, pois prestou todos os esclarecimentos à ANP durante o processo de inspeção.
Esclareceu, ainda, que jamais atuou ou opera como empresa de fachada para atividades ilegais e que possui histórico comprovado de atividades legítimas no mercado.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL